É uma mistura de especiarias moídas muito comum na culinária da Índia. O garam masala é forte, mas não picante como uma malagueta.
Alguns dos ingredientes mais comuns são: grãos de pimenta preta e branca, cravinho, louro, cominho preto, sementes de cominho, canela, cardamomo preto, castanho e verde, noz-moscada, anis e sementes de coentro. São usadas diversas combinações destes ingredientes nas variações regionais do garam masala , não sendo nenhuma delas considerada mais autêntica que a outra.
Pessoalmente, costumo comprar o Garam Masala no Martim Moniz, aos verdadeiros senhores indianos. Para além de ser mais barato é mais autêntico. Quando isso não é possível, gosto de comprar no Jumbo, por ser aquele que mais se aproxima do original.
Normalmente, o caril apresenta-se com frango, mas trago-vos Caril de Lulas, para quando estamos cansados de as fazer recheadas ou queremos presentear os amigos com coisas diferentes e boas!
As lulas podem ser compradas no super perto de vós. Mas se tiverem tempo, comprem fresquinhas na praça... vão notar a diferença!
Então, vamos fazer o nosso caril para 3 pessoas. Precisamos de:
- 400gr de lulas limpas
- 1 cebola
- 1 tomate
- 2 dentes de alho
- 1 pedacinho de 1 cm de raíz de gengibre
- 1 clh sopa de coentros em pó
- 1 clh de café de cominhos
- 1/2 clh de café de açafrão das Índias
- sal
- 1 clh sopa de Garam Masala
- 2 dl de leite de coco
- 2 colheres de sopa de óleo vegetal (azeite adultera o sabor da receita!)
Leve a cebola cortada em rodelas finas a alourar no óleo. Assim que começarem a ficar bem douradinhas, retire-as e escorra sobre papel absorvente. Desligue o lume.
Num robot de cozinha, ou na varinha mágica, triture as cebolas cozinhadas e reserve.
Misture, depois, no robot o tomate limpo de peles e sementes, os dentes de alho e a raíz de gengibre até formar uma pasta.
Aqueça o restante óleo onde fritou as cebolas e junte estas trituradas. Deixe fritar 2 minutos e junte a mistura de tomate e todas as especiarias. Misture bem e deixe fritar uns minutos para as especiarias libertarem todo o seu aroma.
Junte as lulas cortadas em rodelas não muito finas e deixe fritar um pouco. Adicione o leite de côco e tempere com sal q.b.
Deixe cozinhar em lume brando, tapado até as lulas estarem cozinhadas
Para acompanhamento:
Arroz basmati, que é mais solto e envolve bem com o caril.
Salada de pepino e alface, bem fresquinha, para cortar o sabor intenso do caril.
Vinho
Um vinho verde branco cai muito bem neste prato. Para os mais interessados, posso recomendar um Soalheiro Primeiras Vinhas 2011.
Fácil, fácil, Sem Espinhas!