O Rancho está longe de ser um prato consensual, no entanto, para além de tipicamente Português, da zona de Trás-os-Montes e Alto Douro, é um prato típico de Inverno.
Deixo-vos aqui a minha versão.
Para 4 pessoas vamos precisar de:
- 500gr de pá de Porco
- 500gr de Entremeada
- 100gr de Bacon
- 1 Chouriço de Carne
- 2 folhas de Louro
- Sal qb
- Pimenta preta em Grão qb
- 1 colh de chá de Cúrcuma em pó
- 2 cebolas
- 3 dentes de Alho
- Azeite qb
- 100ml de polpa de tomate
- 100ml de vinho branco
- Agua qb
- 250gr de Macarrão
- 1 lata grande de Grão Cozido
- Malagueta picada qb
- Coentros picados qb
Numa panela de pressão, juntamos a Pá de Porco, a Entremeada, o bacon e o chouriço, acrescentamos água até cobrir as carnes, juntamos as folhas de louro, temperamos com sal, a cúrcuma e pimenta preta em grão, fechamos a panela, ligamos o lume e quando começar a assobiar, deixamos ferver por 30 minutos. Desligamos o lume, e quando a panela perder o vapor, retiramos as carnes, o bacon e o chouriço e cortamos em pedaços. Como vamos aproveitar o caldo passamos o mesmo passador de rede e reservamos.
Descascamos as cebolas e os dentes de alho e picamos, em seguida, colocamos um tacho ao lume com o azeite, deixamos aquecer, juntamos no tacho a cebola e o alho e refogamos até dourar. Juntamos agora a polpa de tomate e o vinho branco e deixamos refogar durante mais uns minutos. Finalmente juntamos o caldo de carne e água – ambos devem ter cerca de 2 litros e deixamos ferver novamente
Agora é só juntar o Macarrão grande e cozer no tempo indicado na embalagem. Enquanto isso, escorremos a lata de Grão Cozido, e quando a massa estiver quase cozida, juntamos o Grão e as Carnes ao tacho.
Envolvemos tudo, juntamos Malagueta picada – dependendo do vosso gosto, podem tirar ou não as sementes – e salsa picada.
Aconchegante e Sem Espinhas