Os pratos coloridos são, muitas vezes, aqueles que nos enchem os olhos, aquecem a alma e, em dias de frio, aconchegam o estômago!
A nossa cultura gastronómica, normalmente, dá primazia às comidas que nos trazem memórias: de cheiros, de pessoas, de ocasiões.
Num destes Domingos, a minha irmã, disse-me para almoçar com ela (e cozinhar, claro). Lembrei-me logo(!!!) de fazer um daqueles pratos de tacho que a nossa avó fazia e que nos confortam.
Comecei logo a cozinhar de véspera, para que o prato estivesse no ponto no dia seguinte. Que fiz eu? Uma saborosa Jardineira de Vitela! :)
Para 4 pessoas, precisamos de:
- 800gr de carne de vitela cortada em cubos
- 1/2 chouriço de carne
- 1 cebola picada finamente
- 2 dentes de alho picados finamente
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 150gr de polpa de tomate
- 150 ml de vinho branco seco
- 1 folha de louro
- 200gr batatas cortadas em cubos
- 2 cenouras grandes cortadas em rodelas
- 400gr de feijão-verde cortado em pedaços
- 400gr de ervilhas
- Sal
- Pimentão doce
- Pimenta
Começamos por temperar a carne com os dentes de alho picadinhos, o vinho branco, sal, a pimenta e pimentão doce.
Envolvemos tudo muito bem e reservamos.
Em seguida, aquecemos o azeite na panela, juntando a cebola e o louro e deixando refogar lentamente.
Juntamos a polpa de tomate e a carne com a marinada e cerca de 1 lt água, ou 1lt de caldo de carne(eu uso sempre o meu caldo de carne caseiro), tapamos e deixamos cozinhar durante 45 minutos a 1 hora, em lume muito baixo.
Retiramos as extremidades ao feijão-verde e cortamos em pedaços. Descascamos as batatas e as cenouras e cortamos aos cubinhos. Em seguida, cortamos o chouriço ás rodelas.
Como já tinha partilhado aqui, existem imensas panelas feitas de materiais diferentes. Podem ver as vantagens e as desvantagens de cada uma. Depois digam-me quais são as vossas preferidas.
Colorida e Sem Espinhas
Nenhum comentário:
Postar um comentário