Receitas

28.4.20

Almôndegas de Família

Quando me falam de receitas de Família, recordo-me sempre das Almôndegas da minha avó Lurdes.

Não tenho as receitas maravilhosas que ela fazia escritas, mas descobri um livro da minha mãe onde elas estavam e, como são o meu prato preferido, não resisti a fazer.



Vamos precisar de:


  • 250gr de carne de Vaca Picada
  • 250gr de carne de Porco Picada
  • 1 ovo inteiro + 2 gemas
  • 1 dente de alho
  • 1/2 cebola picada
  • vinagre de sidra qb
  • farinha de trigo ou amido de milho qd
  • água
  • pimenta qd
  • sal qb 
  • salsa picada qd
  • sumo de meio Limão

Numa taça juntamos:
toda a carne picada, o ovo inteiro, o dente de alho picado, sal e pimenta e misturamos tudo muito bem, para em seguida fazermos as nossas bolinhas, que podem ser do tamanho que quiserem, eu gosto delas pequenas.

 Num tacho fazemos:
um refogado simples, com azeite e cebola e quando a mesma estiver loirinha, juntamos a água que seja suficiente para cobrir as bolinhas.
Enquanto aguardamos que a água ferva, colocamos a farinha e o vinagre em taças separadas e vamos passar as bolinhas primeiro pela farinha e em seguida pelo vinagre.
Agora que já temos as bolinhas "panadas", vamos colocá-las no tacho com a água a ferver e deixamos que cozinhem por cerca de 40 minutos.

Enquanto as bolinhas cozem, numa taça, batemos as 2 gemas, adicionamos o sumo de limão e a salsa picadinha.

Passados os 40 minutos, retiramos o tacho do lume e colocamos a mistura das gemas, mexendo sempre para as gemas não cozerem. Quando estiver bem misturado, volta ao lume para engrossar.

E estão prontas!




Eu servi as minhas Almôndegas com puré de Batata, mas podem fazer com Arroz branco que também ficam boas.

De família e Sem Espinhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário