Receitas

11.1.19

Sopa Harira

Este ano, no meu aniversário de 40 anos, a minha irmã fez-me uma grande surpresa e ofereceu-me uma viagem a Marrocos.

Andava cheia de vontade de conhecer Marrakech e a minha mana decidiu surpreender-me!

Fomos as duas e gostei mesmo muito. As cores, os cheiros, e sobretudo os sabores, são magníficos.

Especiarias vendidas ao peso num Souk

A gastronomia Marroquina é conhecida mundialmente pela utilização de especiarias e frutos secos. Os cominhos, o Açafrão, o Gengibre, a Canela, são utilizados na maioria dos seus pratos e conseguem comprar-se em todos os souks. Por outro lado os citrinos, são também abundantes e o Sumo de Laranja uma perdição.

A vista diurna da Praça Jemaa el-Fna


Para acompanhamento, utilizam os mais variados Legumes e Cuscus, sendo estes últimos cozinhados sobretudo em Tajines, que são recipientes de barro onde, juntando carne, peixe e legumes e cozinhando em lume brando, se preparam os pratos mais típicos.

Os nossos jantares na Praça Jemaa el-Fna, Sopa Harira, Molho de Tomate, Molho Picante,  Espetadinhas de Borrego, Espetadinhas de Legumes, Pão de Cevada

Para além das Carnes, onde o rei é o Cordeiro, e os peixes, normalmente fritos ou cozidos, existem as sopas que são muito ricas e onde normalmente se junta carne de cordeiro, e são um prato completo.
Os doces são maioritariamente feitos com frutos secos e mel e podemos comprar em qualquer lado.

A quem for a Marrakech, aconselho vivamente a jantar na Praça Jemaa el-Fna e aproveitar, tal como nós para provar a "Fast Food" da zona. O restaurante nº1 é muito bom.

Os nossos jantares no Nr1.

Assim que cheguei a Lisboa, decidi reproduzir a Sopa Harira, que foi sem dúvida um dos sabores que me ficou no palato e na memória, juntamente com o Chá de Menta.

Vou partilhar a receita convosco e espero que gostem tanto como eu gostei, desta versão sem carne da famosa sopa.



Para 6 pessoas precisamos de:
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 cebolas
  • 2 dentes de alho
  • 1 colher de chá de gengibre ralado
  • 1 colher de sopa de paprika
  • 1 colher de chá de sementes de cominhos
  • 600 g de tomates
  • 500 g de água a ferver
  • Sal e pimenta moída
  • 400 g de grão cozido
  • 3 colheres de sopa de salsa picada
  • 3 colheres de sopa de coentros picados
  • 3 colheres de sopa de folhas de aipo picadas
  • 1 colher de sopa de sumo de limão
  • 1 colher de sopa de puré de tomate
  • 2 colheres de sopa de farinha de grão, (misturada com 2 c.sopa de água)
Começamos por colocar as 2 colheres de sopa de Azeite no fundo de uma panela, cortamos em pedaços pequenos, a cebola e os dentes de alho e colocamos na panela, juntamente com o gengibre, a paprika e as sementes de cominhos e deixamos refogar durante alguns minutos.  Juntamos a água quente e os tomates inteiros e deixamos cozer tudo. Depois de tudo cozido, temperamos com sal e pimenta moída e trituramos. Em seguida vamos juntar o sumo de limão, o puré de tomate e a farinha misturada com a água e voltamos a passar a varinha mágica durante alguns segundos.
Juntamos agora o grão cozido e as ervas picadinhas e deixamos cozinhar por mais 5 minutos, para a sopa engrossar.



Fica deliciosa e a mim, levou-me de volta a Marrakech.

Testem e depois digam-me como ficou.

Marroquina e Sem Espinhas


Nenhum comentário:

Postar um comentário