Receitas

3.12.14

Ervas Aromáticas

Tal como aconteceu com o post sobre as especiarias, as ervas aromáticas têm uma grande importancia na cozinha. Não só pelo sabor que conferem aos nossos pratos, mas também pela cor e pelas suas propriedades terapeuticas.

Vou falar de 5 ervas muito comuns nos nossos jardins :D



Salsa


Existem muitas variedades de Salsa. Medem entre 50cm a 80cm. As folhas são normalmente divididas e bastante aromáticas,
Contém vitamina A e C, minerais como o Cálcio, o Ferro, o Magnésio, o Enxofre e o Potássio. Contem também Bioflavonoides (são, anti-inflamatórios, anti-alergicos, e anti-cancerigenos).
Esta erva, que deve ser consumida crua, é diurética, combate a formação de gases, alivia os sintomas de bronquite, asma, cólicas menstruais e auxilia no tratamento de cálculos renais.

Na cozinha podemos utilizar em Sopas, Saladas, Peixes e Carnes.





Coentros



O coentro tem um aroma especial e um sabor marcante. Podem ser utilizadas as suas sementes, folhas, caules e até a sua própria raiz (cozida como se fosse um legume). As folhas frescas são ricas em ferro e vitamina C. Possui quatro vezes mais caroteno do que a salsa e três vezes mais cálcio do que esta.
Melhora a motilidade e as secreções gástricas, propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. A tisana das folhas combate ainda a fadiga e alguns tipos de enxaquecas

Na cozinha podemos usar em Saladas, caldos de peixe, frutos do mar, sopas, arroz, molhos, massas, ervilhas e favas.





Hortelã


Medindo entre 25 cm a 100 cm de altura, é uma erva vivaz e rústica. Essa espécie é reconhecida pelas cores verde-escuras das folhas e avermelhadas das flores, caules e pecíolos, e ainda pela sua maior robustez e riqueza em óleo essencial. A hortelã também é conhecida como menta, é uma planta aromática de cheiro puro, refrescante e de sabor intenso. As suas folhas fornecem vitaminas A, B, C e minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio).
Erva descongestionante, a sua infusão é indicada no tratamento de gripe. Evita situações de azia e má digestão. Auxilia no alívio de dores abdominais e dores musculares.

Na cozinha podemos usar em tempero de pratos SALGADOS, aromatizar bebidas (chás, sumos), usada no fabrico de rebuçados, temperar carnes (especialmente carneiro), sopas, saladas e ervilhas.





Manjericão


O manjericão é uma planta anual de aproximadamente 45 cm de altura, possui um caule finamente estriado, quadrado, ramoso, verde-claro a avermelhado na base. Quanto mais jovens forem os rebentos, mais condimentadas são as suas folhas que possuem óleos essenciais , vitaminas C e A. As suas folhas são grandes, ovadas e verde-claras, com cheiro fresco, forte e ardente. Deve ser adicionado aos pratos já previamente preparados.
Combate vômitos, cólicas intestinais e diarreias. Atua sobre o aparelho urinário, ativando os rins e aliviando o
ardor à micção. Alivia situações de tosse, bronquite, rouquidão, dores de garganta, ajuda a cicatrizar aftas.

Na cozinha podemos usar em carnes, peixes, sopas, massas, cozinhados com tomate, vinagres aromatizados.





Oregãos


O orégão pode variar de 25 a 40 cm. A planta é herbácea, com caules subterrâneos (rizomas), muito ramificada, produz folhas pequenas, ovais e pecioladas, medindo de 1 a 5 cm. As flores são pequenas, tendo cores como a púrpura, rosa, branco ou uma mistura delas, surgindo do início do verão até meados do outono. Os orégãos apresentam um sabor forte e aromático e fornecem óleos essenciais e vitamina C.
Estimula as funções gástricas e biliares. Auxilia no tratamento de dispepsia, arrotos, enjoos, flatulências e estomatites. É diurético, expetorante e ameniza dores menstruais.

Na cozinha podemos usar em saladas de tomate fresco, molhos à base de tomate, pratos com queijo, carnes, peixe, massas, guisados/estufados.




Imagens e alguma informação retiradas daquidaquidaquidaqui e daqui

2 comentários:

  1. Post muito informativo, quero mais destes :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ricardo!
      Também existe este http://semespinhasblog.blogspot.pt/2014/10/especiarias.html sobre Especiarias e este http://semespinhasblog.blogspot.pt/2014/08/facas.html sobre facas.

      Excluir