Receitas

23.9.15

Dicas #1

Decidi criar este espaço de truques e dicas para partilhar aquelas pequenas dicas que vamos utilizando na nossa cozinha.



Hoje vou começar por umas dicas que me pedem muitas vezes

Cozer legumes no ponto preservando as suas cores


  • Se vamos cozer mais do que um legume existem duas coisas importantes, primeiro garantir que os legumes estão cortados todos, mais ou menos do mesmo tamanho, depois temos de verificar se a textura dos legumes é idêntica, isto é, não vale pena tentar cozer batatas e brócolos ao mesmo tempo porque certamente vamos cozer os brócolos demais.
  • Para manter a cor natural dos legumes, assim que os mesmos estiverem cozidos, devemos passá-los de imediato para uma taça com água e gelo.
  • Para os legumes de folha verde é juntar uma pitada de bicarbonato de sódio na cozedura (este truque foi-me ensinado pela minha avó, já lá vão muitos anos)
  • Nos legumes de outras cores, basta adicionar uma colher de café de vinagre.
  • Os legumes devem ser sempre cozidos em água a ferver, com pouco sal e com o mínimo possível de água, assim garantimos menos perda de nutrientes.
  • Quando me perguntam como faço os meus caldos caseiros a resposta está aqui, congelar a água do cozimento dos legumes em cuvetes de gelo.

Sempre cozinhamos legumes devemos ter alguns tempos em mente, estes são meramente indicativos, nada melhor que provar um bocadinho para garantir a cozedura perfeita.

Dicas Sem Espinhas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário