Receitas

20.1.16

Dicas#14 - A Despensa





A semana passada falamos na cozinha e hoje decidi falar na despensa!

Foto retirada do Pinterest

Eu tenho a sorte de ter uma, mas conheço quem não tenha e para essas pessoas a organização torna-se bem mais complicada.

Vou deixar uns truques e alguns deles servem para as duas situações!

Ora bem, vamos primeiro tirar tudo da despensa (ou das prateleiras) e dar uma limpeza a sério!

Na despensa (pelo menos na minha) volta e meia aparecem traças dos alimentos, é importante garantir que a despensa se encontra limpa para que eles não voltem, a primeira vez que isto aconteceu, grande parte dos alimentos foram direitinhos ao lixo. Uma ajuda neste assunto são estes adesivos, quando começam a aparecer umas traças lá coladas, está na hora de uma limpeza a sério!

Depois da despensa estar limpinha, começo por fazer um inventário, assim é mais fácil de arrumar e de ver as faltas.

Na altura de arrumar existem algumas dicas que nos podem ajudar e muito.

Frascos e cestos, são um must have, ficam muito giros e ajudam a acabar com a praga das traças!

Vamos colocar na prateleira que está ao nível dos olhos as coisas que mais usamos, e nunca esquecer que as mais altas devem ficar atrás, para não perdermos nada de vista.

Quando temos poucas prateleiras, como é o meu caso, podemos sempre comprar este tipo de cestos, são uma ajuda para ganhar espaço.

A ideia de categorizar, ajuda bastante quando vamos buscar as coisas, ter os rolos de papel ao lado do tomate enlatado não faz grande sentido, já os cogumelos podem ser os melhores amigos do tomate.

No meu caso, a minha despensa é grande, normalmente utilizo a ultima prateleira, para as caixas que quero aproveitar e para colocar as embalagens de Papel que estão por abrir!
Em baixo coloco os produtos de limpeza e um carrinho com as cebolas, as batatas e os alhos.

Hoje em dia já não acumulamos tantos sacos, no entanto, eu tenho uma sapateira de parede, onde coloco todos os sacos de plástico dobrados em triângulos (ocupam menos espaço).

Outra coisa que comprei para colocar algumas coisas e não ocupar espaço (panos do pó, pilhas, lampadas) foi uma sapateira de tecido, que preguei na porta da despensa.

Agora, depois de tudo limpo e arrumado, de certeza que ganhamos mais espaço e basta manter esta arrumação o máximo possível.

Dicas Sem Espinhas







Nenhum comentário:

Postar um comentário