Receitas

18.10.18

Jaquinzinhos Fritos com Arroz de Tomate

Quando era miúda, logo de manhã, ia com a minha avó à praça do peixe.

Lembro-me de me ter ensinado como ver o brilho nos olhos dos peixinhos.

Quando era miúda, ia com o meu avô à pesca!

Lembro-me da minha cana amarela.



Gosto de Jaquinzinhos! Adoro memórias dos que estão para sempre no meu coração.

Ingredientes para 2 pessoas:

  • 1/2kg de Jaquinzinhos ou cerca de 4 por pessoa
  • Sal qb
  • Farinha de Mandioca qb
  • Óleo qb

Depois de pedir para amanhar os peixinhos, coloquem sal e deixem uns 30 min no frigorifico.
Passado esse tempo, dentro de um saco de congelação, daqueles com fecho, coloquem farinha de Mandioca, suficiente para todos os peixinhos, fechem o saco, e mexam o suficiente para que todos fiquem "panados" com a farinha (não é muito mais fácil assim?). Uso farinha de mandioca, porque os deixa muito mais estaladiços e não tem Glúten.

Depois de estarem todos bem envolvidos na farinha, com um espeto de madeira (das espetadas), furem de um olho ao outro do peixe e juntem uns quantos peixinhos no mesmo espeto, assim, são muito mais fáceis de virar na fritadeira. Eu normalmente junto 3 de cada vez.

Vamos agora aquecer o óleo e quando estiver bem quente é só colocar os espetos; assim que um lado estiver bem douradinho, viramos e quando pronto, colocamos numa travessa ou prato com papel absorvente para retirar toda a gordura.

Servi com Arroz de Tomate (receita aqui)






Com Amor e Sem Espinhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário