Receitas

28.8.14

Facas

Facas, facas e mais facas!

Gostamos tanto de ver os programas de culinária onde os chefs conhecidos dominam a arte da utilização da faca.

Depois tentamos em casa e entendemos que não é assim tão fácil, pior ainda, vamos tentar comprar uma daquelas facas que parece que cortam sozinhas e são tantas, têm tantos tamanhos e formas que ficamos baralhados.

Para começar, que tipo de faca devo comprar?? Aço Inoxidável?? Aço Carbono??? Cerâmica???

As particularidades de cada uma:

Aço Inoxidável

Por serem capazes de suportar as condições hostis do ambiente ou a negligência do usuário em relação à manutenção, este tipo de aço é recomendável especialmente para facas que terão contacto significativo com estas situações.

É importante relembrar que todo o tipo de aço oxida, inclusive os inoxidáveis, no entanto estes têm uma maior resistência comparados com os de carbono.






















Aço Carbono

As facas de aço de carbono, são facas de alta capacidade de corte e de grande resistência, mantêm o fio até três vezes mais que as de aço inoxidável.

Estas facas não devem estar em contacto com ácidos, pelo que ao cortar por exemplo laranjas, devem ser de imediato lavadas e enxugadas.





















Cerâmica

As facas de cerâmica, ou melhor, as facas de lâmina de cerâmcida têm metade do peso de uma equivalante em aço e, por serem quimicamente neutras, não oxidam, não escurecem e conservam a aparência, o sabor e o aroma dos alimentos.

Além disso, a lâmina de cerâmica demora para perder o fio, não enferruja, não deforma como a de aço e o cabo possui tratamento antiderrapante que facilita a utilização e reduz os riscos de acidentes.






Eu utilizo estas facas de Aço Inoxidável com Revestimento de Cerâmica que a minha mana me ofereceu e estou muito contente.

São fabulosas e de simples utilização.

Quantos tipos de facas devemos ter???

Não me parece que exista uma resposta certa para esta pergunta.

Eu  tenho três que são:


Faca cozinha ou Faca de Cozinheiro

Faca com lâmina de 20cms forte e larga, preparada para descascar, esmagar, cortar e picar todo o tipo de alimentos. A lâmina de 20 cms é a mais usada e a mais recomendada, sendo ela a mais versátil de todas.



Faca para trinchar

Faca com lâmina entre 18 e 25 cm e ponta pontiaguda e está preparada para trinchar todo o tipo de carnes assadas.

Faca utilitária

Faca com lâmina e entre 14 e 17cm e ponta pontiaguda permite descascar, cortar e decorar frutas e vegetais.


Resumindo, sim é importante ter boas facas, no entanto o mais importante é termos facas que cortem bem e que sejam as nossas facas!

Testem os vários tipos e decidam qual a melhor para os vossos cozinhados!



Informações e fotos retiradas daquidaqui e daqui.
Fotos retiradas daqui e daqui

2 comentários: