Receitas

12.10.14

Especiarias

Especiarias!

Temos para todos os gostos! Mas a verdade é que quase todos os pratos, levam uma pitada de pimenta e por isso mesmo decidi que tinhamos de falar sobre isso.

Vou aqui falar de 5 especiarias que todos temos de ter em casa!


Pimenta Preta





No brasil chamam-lhe Pimenta do Reino e é uma das especiarias mais antigas conhecidas. Tem um sabor forte e um pouco picante. Dever ser, como todas as especiarias em grão, moída na hora. As curiosidades associadas a esta especiaria, estão relacionadas com o seu valor que chegou a ser tão alto que era considerada moeda e é uma das responsáveis pela expedição dos Portugueses ao Oriente.
A Pimenta Preta ajuda na digestão e promove a saúde intestinal.
Pode ser utilizada em sopas, molhos, marinadas e todo o tipo de pratos de carne.




Canela




A Canela não é mais do que a parte interna do tronco da Caneleira que é um pequeno arbusto e podemos comprar em pó ou em pau.
Tem um sabor doce e um aroma forte.
É originária de Ceilão (Sri Lanka) e tal como a Pimenta Preta chegou a atingir valores inacreditáveis, 1 Kg chegou a valer cerca de 10gr de Ouro.
A Canela tem imensas propriedades medicinais, facilita a digestão, reduz a dor nas artrites, ajuda a reduzir o colestrol, ajuda no combate a tosse e constipações, ajuda quem tem problemas de respiração, cobate as dores de cabeça e as enxaquecas e ajuda a tratar a diabetes tipo 2.
Pode ser utilizada em bolos, bolachas, pães, pudins, compotas, licores, em carne de aves, em fruta e quem dispensa um pau de canela na Sangria??



Noz Moscada





A Noz Moscada é o fruto da Moscadeira e tem um aroma muito intenso e o seu sabor é quase uma mistura de pimeta preta com canela.
Tem como origem a Indonésia e era muito valorizada na Idade Média onde também era comercializada com valores astronómicos.
Funciona como anti-inflamatório, ajuda em doentes com asma, dores reumáticas, soluços, problemas de estomago e é um estimulante cerebral, no entanto o consumo de uma Noz Moscada inteira provoca alucianações.
Pode ser utilizada em pratos doces, bolachas, bolos e pudins, em carnes e onde eu mais gosto no puré de batata.






Pimentão Doce




Também conhecido por Paprica (do Hungaro Paprika) ou Colorau (em bom Português), é obtido depois do Pimentão-doce ser seco e moido.
E é na Hungria que esta especiaria é mais utilizada.
Tem um sabor que pode variar entre o adocicado e o muito picante.
Tem propriedades anti-bacteriana, anti-cancerígenas, analgésicas e anti-diabéticas. É fonte de vitamina C, vitamina A e vitamina B6 e B1 que facilitam o metabolismo celular.
Ideal para bacalhau, mas também pode ser utilizado em carnes, molho de escabeche e onde eu mais gosto nas batatinhas assadas no forno.





Cominhos








Os cominhos chegaram até nós através dos Árabes, mas existem desde os Celtas.
Tem um sabor muito forte, mais ou menos picante e é de usual utilização nas receitas asiaticas e africanas,
Em chá promove a desintoxicação do organismo, impulsiona o funcionamento do fígado, é rico em ferro, fosforo e vitamina E.
É ideal para enchidos, carnes e comidas asiaticas e africanas.







E quem tem estas especiarias na cozinha?
E conheciam as suas utilizações?

Terapeuticas e Sem Espinhas!



Informações retiradas daquidaquidaquidaqui e daqui.
Imagens retiradas daqui

Comentar

Postar um comentário