Receitas

13.1.16

Dicas#13 - Limpeza da Cozinha




A cozinha é um dos sítios da casa onde a limpeza requer alguns cuidados extra.
Eu faço uma limpeza cuidada todos os fins de semana.

Por esse motivo, deixo aqui algumas das dicas que fui pesquisando e utilizando ao longo do tempo e que retirei de alguns Blogs e Sites.

Espero que vos ajudem!


Imagem retirada do Pinterest

Diariamente é necessário ter alguns cuidados que vão mantendo a cozinha limpa:

Varrer o chão;
Limpar as bancadas,
Limpar a mesa de refeições;
Limpar o fogão, mesmo que superficialmente
Lavar (ou colocar na máquina) a louça suja

Se estes passos forem sempre cumpridos a limpeza aprofundada torna-se muito mais simples.

Eu quando estou a cozinhar, por exemplo, vou lavando, ou colocando na máquina a louça que é para lavar e vou limpando a bancada com frequência, assim não fica uma "zona" e no final tudo fica mais simples.

Quando faço a limpeza mais cuidada, começo por limpar as bancadas e as máquinas (as minhas não são de encastrar), depois o fogão (durante a semana está forrado com papel de alumínio que mudo todas as semanas), a mesa de refeições, as portas dos armários, a porta da cozinha e os azulejos que estão junto ao fogão e ao lava louça, limpo também o microondas por dentro.
Em seguida aspiro toda a cozinha e depois é só lavar o chão.

Normalmente uma vez por mês limpo todos os azulejos, as janelas e as suas calhas e o forno.

Sempre que necessário limpo o frigorifico e a arca.

No que se refere a produtos de limpeza, sou um bocadinho esquisita e ando a sempre a procurar aqueles que mais me facilitem o trabalho, no entanto também existem algumas formulas caseiras.

Existem duas marcas que gosto particularmente, CIF e Cillit Bang.

Utilizo o Cillit Bang Lixívia Líquido para o chão, diluído em água (normalmente fervo a água para secar mais rápido e ser mais eficaz) e para o fogão em Spray; para tudo o resto utilizo o CIF Ultra Rápido Cozinha em Spray. Depois de limpar os alumínios ainda passo com CIF Inox que deixa tudo mais brilhante.

O microondas costumo limpar com uma solução caseira, numa taça coloco cerca de meio litro de água com umas rodelas de limão, coloco a taça no microondas até a água ferver. Desligue o microondas, espere uns minutos para o vapor fazer o efeito desejado e é só passar com um pano quente e humido para retirar a sujidade.

Para quem tem um fogão a gás com bicos, também descobri uma dica que deixa os bicos como novos. Numa panela colocamos água, detergente da louça, sal e vinagre, colocamos os bicos dentro da panela deixando apenas um onde colocamos a mistura para ferver, assim que ferver é só desligar o lume e com o auxilio de uma pega ou pano colocar o bico que estava em funcionamento dentro da panela. É só esperar que a água arrefeça e secar os bicos, vão ver a diferença!

Se se lembrarem de mais alguma coisa coloquem nos comentários e sempre vamos ajudando a tornar mais simples esta tarefa!

Dica Sem Espinhas



4 comentários:

  1. Umas dicas bem interessantes...a dos bicos do fogão a gás não conhecia, hei-de experimentar!

    Beijinho*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marlene, obrigada! Experimenta e depois diz qualquer coisa!

      Excluir
  2. Dicas interessantíssimas , diga-se de passagem. Anotei-as e vou colocá-las em prática assim que puder.

    Bjos e uma boa semana,
    http://www.dmulheres.com.br

    ResponderExcluir