Receitas

23.3.16

Dica #20 - Termos Culinários - F



E já vamos na letra F!

Farofa - Farinha de mandioca cozida numa gordura. Faz parte do reportório da cozinha brasileira.

Farófia - Doce português feito de claras de ovos batidas em montinhos, cozidas em leite e regadas com um molho feito com gemas.

Farto - Pequena peça de pastelaria feita com massa cozida. É mais vulgarmente conhecida com o nome francês de choux.

Fécula - Substância amilácea que se encontra em determinados legumes. A mais vulgarmente utilizada é a fécula de batata, que tem sempre de ser diluída num líquido frio antes de adicionada a um preparado quente.

Fermentação - Transformação química de uma massa pela adição de um fermento, que tem por objectivo principal fazê-la crescer e conferir-lhe uma textura leve.

Filete - Fatia fina retirada de certos peixes. Extensivamente, dá-se também este nome a quadrados altos de peixe a que se retiraram as espinhas e a pele.

Flamejar - Palavra afrancesada que significa o acto de puxar fogo a um alimento regado com álcool.

Foie Gras - Fígado de ganso e de pato especialmente engordados para que o volume desse orgão aumente. Em Portugal dá-se também este nome a pastas de fígado de aves e de porco. Pode ser vendido em caixas ou em tripa.

Fricassé - Guisado cujo molho, ligado com gemas de ovos, é fortemente temperado com limão e salsa.

Fruta cristalizada - Fruto cujo o sumo foi substituído por açúcar, em cozeduras sucessivas, numa calda de açúcar, até à evaporação completa do líquido, sem contudo chegar ao caramelo. Tem por fim conservar a fruta.

Fumet - É um caldo concentrado obtido pela fervura das peles e espinhas de peixe ao lume, com cebola, sal, cenoura, um copo de vinho branco, sumo de limão, salsa e um pouco de água. Depois de ferver, coa-se. Este caldo também se pode fazer com ossos e aparas de carne.

Informação retirada daqui

Imagem retirada daqui


Dicas Sem Espinhas


Nenhum comentário:

Postar um comentário