Receitas

26.4.17

Dica #48 - Como cozinhar Peixe


Os Peixes são alimentos delicados — têm carne frágil, e devem ser manuseados com
cuidado. Escolham produtos o mais fresco possível, e limpem-nos muito bem antes de usá-los (vejam esta dica sobre como escolher o peixe).
O peixe deve ser cozido apenas o suficiente para firmar a proteína e tornar a carne opaca; se cozinhar demais, fica duro e ressequido. 
Quando substituírem um peixe por outro, certifiquem-se de que tem estrutura, textura e sabor semelhantes.

Vou dividir os peixes em dois grupos - os peixes roliços e os peixes achatados

Peixes Roliços

É uma família de peixe que oferece ampla gama de tamanhos e formatos. Sua carne é tipicamente firme e de gosto forte, o que significa que combinam bem com ingredientes fortes.


Peixes Achatados

Para realçar o sabor leve destas variedades de peixe com textura fina, damos preferência a um processo rápido de cozinhar, utilizando o mínimo de ingredientes. É particularmente indicado fritar, pois esse modo de cozinhar ajuda a concentrar o sabor natural e delicado desses peixes.



Para terem uma ideia dos pratos de peixe mais conhecidos do mundo

França - Bouillabaisse (cozido suculento feito com peixes e frutos do mar Mediterrâneo, açafrão e erva-doce), originário de Marselha.

Grécia - Kalamari (lula) envolta em massa leve e frita em bastante óleo, servida com pedaços de limão e Retsina (vinho branco ou rosé), é o petisco preferido da região do mar Egeu.

Itália — Spaghetti alle vongole (com molho de marisco), prato servido nas trattorias de toda a Itália

Espanha — Paella (lula e frutos do mar com arroz, açafrão, tomate e alho), o prato preferido nas comemorações.

Estados Unidos — New England Clam Chowder (sopa de batatas, mariscos e creme de leite), data dos idos 1700. Manhattan Clam Chowder (sopa condimentada feita com tomate e mariscos) ficou famosa mais tarde, por volta de 1930.

Inglaterra - Fish and Chips normalmente são filetes de bacalhau, panados numa leve massa. São fritos e acompanhados com Batata Frita.

Portugal - Sardinhas Assadas, bem.... estas não preciso de explicar.


Já agora, segue uma otima receita pós festas de Lombos de Pescada ao vapor em cama de Legumes e molho de Alho, Coentros e Laranja




Dicas... Com e Sem Espinhas


2 comentários:

  1. Bem confesso que peixe não é o meu forte, não sou muito fã. Adoro bacalhau de várias maneiras e gosto muito de salmão!
    Da sardinha com o sabor que ela deixa na broa :P

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto muito e cada vez mais me convenço que o peixe é uma questão de saber confeccionar! Vai tentando fazer coisas diferentes e vais ver que te surpreendes!

      Excluir